Dicas

Coletor menstrual

Post para as meninas. Chega de tabus!

Você já ouviu falar em coletor menstrual? Eu uso e considero uma das melhores invenções em questão de sustentabilidade e higiene. O coletor menstrual é um copinho de silicone hipoalergênico que substitui os absorventes convencionais, coletando o  fluxo sanguíneo da menstruação, e pode durar até 10 anos. Existem diferentes marcas, tamanhos e cores.

Já parou pra pensar a quantidade de absorvente que é descartado no mundo? Para você ter uma ideia, só nos EUA são descartados mais de 20 milhões de unidades de absorvente por ano, e eles demoram cerca de 100 anos pra se decompor na natureza.

Além da questão sustentável, o coletor menstrual tem muitas outras vantagens:

  • É mais higiênico
  • Tem menos risco de vazamento
  • É mais econômico
  • Não causa alergia
  • Não exala cheiro
  • Autoconhecimento
  • Perde menos tempo com as trocas

O ideal é usá-lo por no máximo 12h seguidas. Depois disso você deve lavá-lo, apenas com água corrente, e colocar de volta. Se o seu fluxo for muito grande, aconselho você a trocar mais vezes durante o dia. Antes de iniciar a utilização do coletor você deve fervê-lo de 5 a 8 min em uma panela esmaltada, no fogão, ou de 3 a 5 minutos em um recipiente de vidro no micro-ondas.

Já ouvi relatos de muitas mulheres que não se adaptaram. Eu, por exemplo, senti um pouco de incômodo no início, assim como eu senti com O.B., mas depois eu me acostumei e hoje em dia acho uma maravilha. Eu tive que cortar a pontinha do meu, porque ela ficava me machucando, mas pra você talvez nem precisa. Minha sugestão é seguinte: experimente e não desista tão rápido!

Existem diferentes tamanhos, cores e marcas. O tamanho varia de acordo com a sua idade ou se você já teve filho. Uma marca que eu uso e acho o preço super em conta é a Fleurity. Eles costumam fazer várias promoções, como por exemplo, comprar 2 pelo preço de 1. Vê se uma amiga quer e vocês dividem!

Nesse link tem explicando direitinho qual o tamanho indicado pra você, como colocar, como higienizar e etc, mas caso tenha alguma outra dúvida, pode me perguntar. E, se você já usa, compartilhe com a gente a sua experiência!

Beijos,

Camilla

4 thoughts on “Coletor menstrual

  1. Genteeeee, esse produto mudou a minha vida. Com esse coletor, além de ter uma diminuição nas minhas despesas, ainda consegui colaborar para a sustentabilidade do planeta. Recomendo!

    É confortável, higiênico e discreto. Uma mudança de pensamento e cultura que todas devemos nos propor.
    =)

    1. Nunca tinha me dado conta que um coletor não podia ser vegano… Acabei de dar uma pesquisada e realmente as marcas mais usadas no Brasil são de fabricantes que testem em animais. Que tristeza! Cada dia a gente aprende uma coisa nova nesse meio…
      Infelizmente, não encontrei nenhuma marca brasileira que a gente tenha certeza que seja vegana. Então, se você não conseguir comprar uma das marcas veganas gringas, acho válida a compra do coletor brasileiro, pois o produto em si não tem nenhum componente de origem animal e é super sustentável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *